Angiografia é o método de visualização dos vasos sanguíneo que através da injeção de contraste por dentro desses vasos e a utilização de radiação (raios x) é possível que sejam detectadas anomalias, como estenoses, aneurismas, etc.
Para realizar o exame em condições ideais de higiene, você será deitada numa mesa de exame e recoberta com lençóis esterilizados. Enfermeiras e médicos estarão presentes durante todo o exame. Uma agulha fina é inserida, após anestesia local, numa das artérias da região pélvica. Um fio-guia é inserido pela agulha no vaso. O fio-guia é usado para direcionar um fino cateter sintético sob radiação ao local desejado. Um contraste à base de iodo é injetado via cateter para visualizar os vasos sanguíneos dos órgãos em separado. Após a remoção do cateter, faz-se uma leve pressão no local da aplicação da injeção para estancar qualquer possível sangramento. Uma compressa ou atadura será colocada como medida de segurança.
A injeção de contraste é feita por um cateter que é inserido normalmente na região pélvica através de uma pequena incisão. Vale ressaltar que o contraste é expelido normalmente pelo organismo, devendo a quantidade ser controlada pelo médico.
A angiografia está particulamente indicada sempre que se preveja a necessidade de uma cirurgia reconstrutiva e deve tomar em consideração a existência de contra-indicações, nomeadamente relacionadas com compromissos ou deteriorações de funções periféricas.
Sem comentários:
Enviar um comentário