Para obter mais detalhes sobre cada exame, faça clique sobre a respectiva descrição.
- Electrocardiograma
Para realizar a sua função, o coração dispõe de um sistema eléctrico que faz com que a contracção das diferentes cavidades cardíacas se dê de forma sequencial, permitindo que o sangue passe das aurículas para os ventrículos e dos ventrículos para os grandes vasos, e faça a sua circulação pelos vários órgãos e sistemas do organismo.
Este sistema eléctrico gera potenciais eléctricos que podem ser detectados utilizando eléctrodos que são colocados à superfície do corpo.
Para o electrocardiograma (ECG) utilizam-se eléctrodos (sistemas que são colocados na pele, em determinadas localizações, para detecção dos potenciais eléctricos produzidos pelo coração).
Por combinação destes eléctrodos obtêm-se «derivações» que correspondem a diferentes formas de analisar o estímulo eléctrico ao longo do ciclo cardíaco.
Em condições especiais, o médico pode utilizar «derivações» acessórias (isto é colocação de eléctrodos noutros pontos do tórax) para a avaliação de algum aspecto específico.
A partir da actividade eléctrica do coração tiram-se conclusões em relação ao estado de funcionamento do coração, como por exemplo:
· presença de alterações do ritmo cardíaco (arritmias);
· presença de bloqueios na sequência do estímulo eléctrico (bloqueios cardíacos);
· aumento da dimensão das cavidades cardíacas e da espessura das paredes;
· evidência de isquemia (irrigação insuficiente) miocárdica;
O electrocardiograma é habitualmente realizado por um técnico de apoio ao cardiologista.
A elaboração de relatório de electrocardiograma é da responsabilidade do Médico Cardiologista que valoriza os diferentes acidentes (ondas) que ocorrem no ECG.
O ECG não necessita de qualquer preparação especial.
Para que o traçado seja de boa qualidade é necessário um bom contacto dos eléctrodos com a pele pelo que, para a sua realização, é posta uma pasta condutora nos eléctrodos antes de os colocar sobre a pele da pessoa
O ECG não tem quaisquer complicações possíveis.
Não há passagem de corrente eléctrica do aparelho para o corpo, nem emissões de radiação. O exame pode ser repetido múltiplas vezes sem qualquer risco em qualquer pessoa.
O ECG é um exame de muito fácil realização e que permite muita informação importante. - Electrocardiograma c/Prova de Esforço
A prova de esforço corresponde à realização de um esforço sob vigilância médica, com monitorização clínica e do electrocardiograma (ECG), da tensão arterial e das queixas eventualmente surgidas.
O tipo de esforço a que o utente é sujeito no RXmed., consiste em andar sobre um tapete rolante
Durante a prova de esforço o indivíduo está a realizar permanentemente ECG e avaliação da pressão arterial. A prova de esforço é dada por terminada quando:
o indivíduo não tolera continuar a fazer o esforço;
surge evidência de doença cardíaca que contra indique a continuação do esforço;
atinge a frequência cardíaca que permite considerar o teste normal.
Neste exame avalia-se o traçado electrocardiográfico durante o esforço, este exame tem maior valor diagnóstico do que o electrocardiograma em repouso para o diagnóstico de algumas situações cardíacas, nomeadamente aquelas que se costumam manifestar em esforço, como é o caso da doença das artérias coronárias (angina de peito).
Em relação ao ECG standard (em repouso) apresenta vantagens em todas as situações em que as queixas surjam sobretudo em esforço ou relacionadas com situações que possam aumentar a frequência cardíaca da pessoa (como o stress psicológico)
A prova de esforço realiza-se na presença de médicos cardiologistas.
Não é necessária preparação especial para a realização do esforço, no entanto e dado que a prova de esforço corresponde a uma sobrecarga para o organismo, não deve ser realizada nem em jejum, nem após uma refeição.
Deve utilizar-se vestuário confortável que permita o movimento fácil das pernas e calçado confortável.
Durante a realização do esforço há necessidade de estar despido da cintura para cima, para colocação dos eléctrodos para a monitorização (o RXmed dispõem de camisas para serem vestidas durante a prova para que as pessoas, sobretudo as do sexo feminino, estejam mais à vontade).
Nos homens com distribuição pilosa acentuada ao nível do tórax é necessário depilar os locais onde se colocam os eléctrodos.
Dado que a prova de esforço corresponde a uma sobrecarga para o organismo, e também para o coração, existe a possibilidade de complicações cardíacas.
Estas complicações são muito raras e ocorrem sobretudo na presença de doença coronária grave e descompensada ou de arritmias graves.
Esta possibilidade, embora rara, justifica a necessidade de que o local esteja equipado com as condições para reanimação cardiovascular.
Existe um conjunto de contra-indicações para a realização da prova de esforço, pelo que o médico, antes de iniciar a prova, verifica a sua existência.
A interpretação dos resultados da prova de esforço é da responsabilidade do cardiologista.
Com estes resultados o médico assistente (cardiologista ou não) irá integrar estes dados na restante informação clínica para chegar a um diagnóstico. - Ecocardiograma
Ecocardiografia (Ecocardiograma e Eco Doppler) são áreas sub-especializadas dentro da Ultrassonografia (Ecografia). Estes exames são realizados por um Médico Especialista em Cardiologia.
Consiste na aplicação cardíaca dos ultra-sons. Trata-se de um exame que permite realizar a observação cardíaca em tempo real, e em que associado à técnica Doppler, torna possível uma avaliação dinâmica de fluxos cardíacos.
Esta tecnologia derivada dos ultra-sons (Eco-Doppler) permite avaliar o fluxo do sangue dentro dos vasos arteriais e venosos em vários pontos do corpo (abdómen, membros, carótidas), sendo portanto, utilizada para determinar e quantificar a permeabilidade desses vasos em tempo real.
Este exame tem largas aplicações no sistema circulatório, arterial e venoso, tanto a nível do abdómen, como dos vasos do pescoço e dos vasos dos membros superiores e inferiores, com particular relevância nos estudos do fluxo carotídeo, do fluxo arterial dos membros inferiores e vasos abdominais, e no estudo das insuficiências venosas dos membros inferiores. - M.A.P.A. (medição ambulatória da pressão arterial)
A MAPA serve para obter múltiplos valores da tensão arterial ao longo de um período de 24 horas, em que a pessoa tem toda a sua rotina habitual, para além dos níveis tensionais durante o sono. A MAPA corresponde à colocação de uma braçadeira semelhante à utilizada para a determinação da tensão arterial que é ligada a um aparelho que funciona como registador dos valores medidos.
Este exame não carece de qualquer preparação especial.
A grande vantagem da realização da MAPA está na possibilidade de se obter um grande conjunto de medições da tensão arterial nas circunstâncias da vida normal e ainda de avaliar os níveis de tensão arterial durante o sono. - Holter
Sem comentários:
Enviar um comentário