15 de janeiro de 2009

TAC

O que é uma TAC?

A tomografia axial computorizada é um método de diagnóstico que utiliza “raios X” em associação com o uso da electrónica e da informática para a medição da transmissão de radiação electromagnética através dos tecidos. Para efectuar este exame, o paciente deverá ser deitado numa marquesa movível que o transporta através de uma máquina com formato de um donut que permite captar imagens em muitos ângulos diferentes em redor do corpo.

Os feixes de RX que atravessam o(s) órgão(s) a estudar são medidos por captadores ligados a um computador fornecendo a imagem da parte do corpo como uma fatia de pão. À medida que o corpo é “fatiado”, possibilita ao médico ver a superfície inteira de uma “fatia”, ou seja, o miolo, a secção do corpo desde a periferia até ao centro.

Para que serve uma TAC?

A TAC permite analisar a arquitectura interna do organismo, isto é, as estruturas interiores do corpo e a sua relação entre elas, com o objectivo de definir a organização das estruturas normais e anormais.

Este exame pode ser utilizado como uma técnica de diagnóstico de grande sensibilidade para detectar modificações específicas de diversas partes do corpo como por exemplo: na cabeça, fracturas do crânio, coágulos sanguíneos, tumores e infecções podem ser identificados; na coluna vertebral, permite avaliar a estrutura das vértebras e dos discos intervertebrais para diagnósticos de hérnias discais; no tórax, para detectar tumores, quistos ou infecções muitas vezes suspeitas na radiografia ao tórax; no abdómen, facilita definir a anatomia dos orgãos localizados nesta cavidade – fígado, vesícula, pâncreas, baço, aorta, rins, e ovários.

Sem comentários: